Segundo a definição clássica (wikipédia);
Promoção é qualquer ato que venha a elevar o status de um produto, indivíduo, situação, empresa, etc. Promoção é um ramo direto da publicidade, do marketing, de relações publicas e do jornalismo, sendo este último em um âmbito mais moderado e imparcial.
No início das atividades
comerciais da antiguidade, verificávamos a
promoção do produto, onde, primeiramente era o produto a ser valorizado.
Obviamente a argumentação entre vendedor e potencial comprador era baseada
unicamente nas qualidades daquele determinado produto, e o que esse produto
tinha de melhor em relação aos demais existentes no mercado; Grego, Persa,
Egípcio. O que envolvia um comércio mundialmente reconhecido como o comércio de relacionamentos.
Onde o papel mais importante do
vendedor era o de conquistar primeiramente a confiança do potencial comprador,
aí sim, negociava-se preço e condição.
Isso me faz lembrar na década de
1980, quando ministrava uma palestra para executivos e estudantes; quando um
dos participantes fez-me a seguinte pergunta: “Professor! Como eu conseguiria promover a venda de sapato para uma
comunidade que só anda sem calçado?”.
Por alguns segundos imaginei que
era uma pegadinha...
Mas de pronto fui ao lance. “Primeiramente
você tem que chegar a essa comunidade sem estar calçado, pois se você aparece calçando um cromo alemão, imediatamente
ninguém vai lhe aprovar nessa comunidade e, você corre o risco de ser
considerado um extra terrestre na presença deles”.
Adaptar-se ao ambiente do
potencial comprador requer muita observação antes de começar abrir a boca!
Inicialmente busque identificar
por qual motivo essa comunidade só anda com os pés no chão. Talvez gostem...ou
pode ser uma tradição da localidade e ou por qualquer outro motivo. Por
exemplo: a fabrica de calçado mais próxima é a 500 quilômetros de distância da
localidade onde vivem.
“Já imaginou que bela oportunidade de montar-se uma fábrica de calçados
nessa comunidade?”.
De nada adianta tentar promover
qualquer coisa, sem antes conhecer o potencial e necessidades dos possíveis
compradores. Essa é a regra numero um do comércio
de relacionamentos.
Em breve falaremos sobre,
promoção de venda e promoção de preço.
Aguardem...
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