UA 45535332-1 REDE EMPREENDEDOR : Promoção de Venda? Promoção de Produto? Promoção de Preço?

terça-feira, 19 de abril de 2016

Promoção de Venda? Promoção de Produto? Promoção de Preço?



Segundo a definição clássica (wikipédia);

Promoção é qualquer ato que venha a elevar o status de um produto, indivíduo, situação, empresa, etc. Promoção é um ramo direto da publicidade, do marketing, de relações publicas e do jornalismo, sendo este último em um âmbito mais moderado e imparcial.

No início das atividades comerciais da antiguidade, verificávamos a promoção do produto, onde, primeiramente era o produto a ser valorizado. Obviamente a argumentação entre vendedor e potencial comprador era baseada unicamente nas qualidades daquele determinado produto, e o que esse produto tinha de melhor em relação aos demais existentes no mercado; Grego, Persa, Egípcio. O que envolvia um comércio mundialmente reconhecido como o comércio de relacionamentos.

Onde o papel mais importante do vendedor era o de conquistar primeiramente a confiança do potencial comprador, aí sim, negociava-se preço e condição.

Isso me faz lembrar na década de 1980, quando ministrava uma palestra para executivos e estudantes; quando um dos participantes fez-me a seguinte pergunta: “Professor! Como eu conseguiria promover a venda de sapato para uma comunidade que só anda sem calçado?”.

Por alguns segundos imaginei que era uma pegadinha...

Mas de pronto fui ao lance. “Primeiramente você tem que chegar a essa comunidade sem estar calçado, pois se você aparece calçando um cromo alemão, imediatamente ninguém vai lhe aprovar nessa comunidade e, você corre o risco de ser considerado um extra terrestre na presença deles”.

Adaptar-se ao ambiente do potencial comprador requer muita observação antes de começar abrir a boca!

Inicialmente busque identificar por qual motivo essa comunidade só anda com os pés no chão. Talvez gostem...ou pode ser uma tradição da localidade e ou por qualquer outro motivo. Por exemplo: a fabrica de calçado mais próxima é a 500 quilômetros de distância da localidade onde vivem.
“Já imaginou que bela oportunidade de montar-se uma fábrica de calçados nessa comunidade?”.

De nada adianta tentar promover qualquer coisa, sem antes conhecer o potencial e necessidades dos possíveis compradores. Essa é a regra numero um do comércio de relacionamentos.

Em breve falaremos sobre, promoção de venda e promoção de preço.


Aguardem...

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